Os contextos históricos me põem a pensar...
Porque a coroa portuguesa não declarou guerra contra o então reino do Brasil, quando da independência, em face das inúmeras riquezas deixadas por ela?
O então instituído reino do Brasil demoraria algum tempo para instituir as tropas reais, e elas teriam que ser instituídas em segredo para que a coroa portuguesa não desconfiasse que seu prestigiado filho lhe desse um golpe, pois o Brasil se chamava Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
Existia então uma amizade muito grande entre então príncipe Dom Pedro I e o e o Rei, ou entre o príncipe Dom Pedro I e as tropas portuguesas.
Foi uma manobra política para fortalecer esta monarquia, pois Dom Pedro, mesmo apesar de tudo, regressara a Portugal e morreria lá de Tuberculose como dizem os historiadores, ou tenha sido executado pela coroa portuguesa.
Há um vazio aqui, e eu me pergunto quanto tempo duraria o reino do Brasil, uma vez que aqui era instituído como lei a escravidão, o tráfico negreiro, a pena de morte e muitos outros erros históricos.
A independência do Brasil foi em 1822 e até a proclamação da república foi em 1889, o Brasil foi um império por todo este tempo, ou seja, 67 anos, e não existe nenhum ofício de ninguém em absoluto, e algumas frase como a de Dom Pedro I Se for para o bem do povo e da felicidade da nação, diga ao povo que fico.
Ele disse, diga ao povo que eu fico.
Por que ele queria ir embora?
Quantos conflitos internos existiram para a proclamação da república.
A guerra dos farrapos (1835 a 1845), a confederação do equador (1824) a guerra da Cisplatina (1825 a 1828) (estavam aspirando conquistar a Argentina), a guerra do Paraguai.
E você quer mais conflitos como estes?
A república do Brasil teve e tem problemas, mas não é perigosa como foram este dois reinados.
Mesmo que você me julgue hipócrita, o atual Brasil vive em paz aparentemente.
Por Reginaldo Afonso Bobato
Nenhum comentário:
Postar um comentário