quarta-feira, 4 de maio de 2022

A guia filosófica e psicológica

 


A guia filosófica e psicológica

 

 A guia filosófica e psicológica

 

 

 

         Uma estudante de mais ou menos dezessete anos me provocou minha atenção quando eu estava prestes a apanhar o ônibus alimentador que se dirigia a minha residência.

         Ela perguntara se eu poderia responder a uma pergunta, eu disse que sim.

         Ela perguntou se eu tenho condições de responder a mim mesmo quem eu sou.

         Hoje eu tenho, mas quando eu tinha até meus trinta anos eu não conseguiria, a não ser que eu mentisse para mim mesmo sem ter concepção o que eu era de fato, sem realmente, sendo um pouco e não sendo nada em absoluto, mas sendo, no entanto, entretanto e apesar disso.

         Daí eu lhe respondi...

         Existem níveis de respostas a esta pergunta, ou seja, cinco, dez, vinte por cento, e o restante é que você realmente pretende ser com teus estudos, com teus trabalhos, com tua família e com teus amigos, e eu ainda lhe disse, o duro é você estudar, estudar e estudar, trabalhar, trabalhar e trabalhar e não saber que realmente você tem um pai e uma mãe que querem ver você realizada e feliz, mas não alce voo para você ver o que pode acontecer com você, daí você encontrará drásticas respostas para você mesmo, quer seja, frustrada, deselegante, desanimada, incrédula, rebelde, raivosa, odiosa, desajeitada, preguiçosa etc.

         Portanto, existem também níveis de afastamento familiar para o teu próprio bem, e bem digo, antes de estudar psicologia, estude filosofia, pois a filosofia visa mais o futuro, e a psicologia visa o passado, e você vai querer se lembrar dos teus traumas?

         Com filosofia você terá menos traumas para se lembrar, e com a psicologia você os curara, porque com a filosofia você terá níveis mais saudáveis de comportamento social para que a somática psicológica não faça mal juízo de você, pois com filosofia você terá comportamento premeditadamente saudável, a níveis dessa franca verdade. Autor Reginaldo Afonso Bobato 

 

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário