sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Um poema itálico

 


Um poema itálico

 

 

 

                A poesia numa chuva fria de inverno me fez lembrar do Xaxim e do pequena Itália brasileira, sim, cabeça, tronco e membros, uma  doutora, os postos de comando, o grito do Ipiranga, o nacionalismo remoto e próximo, caminhei um pouco e senti a força do pregresso pela ciência, uma garagem a ousadia de quem tenta ingressar nela esquerda, e a direita está livre a espera do tapete verde, e noutra dimensão, o tapete vermelho quer dar entrada ao meu autismo, procurei,  mas nada me fez me lembrar do grande quintal que não fosse o labor inconsciente com o adjetivo da obrigação da natureza que nos chama ao trabalho digno, observei os encantos de um país distante num único parafuso, o fuso, o comercio frenético da Rua Franscisco Derosso num itálico exigente, gente que trabalha duro com o Chico, e lá no fundo, meu Paraná de poucos risos descansa um fim de semana pensando no futuro e na  fatura que vence sem piedade, diz a Ana, conclama a Dama do tabuleiro, a voz enaltece seu brio, ela está firme mesmo em meio ao  seu franco português que valoriza sua vontade matrimonial em cada centavo ganho com  suor e lágrimas, onde está meu pai agora, ontem eu o vi, estava longe, bem longe de ser uma famosa rua de Curitiba, eu o vi dirigindo um carro potente em meio a pés de cerejeiras, eu só pedi, mesmo em meio a sua destreza e a beleza infinita do lugar, dirija com cuidado, como fez o taxista que  não achou a rua que eu procurei, moro, eu moro aqui perto do forte que as vezes se diz ser fraco . moro perto do franco que é forte, qual destino é maior do que o trabalho digno para nos sentirmos valorizados, ouça a voz do fundo de tua alma, são matrizes da calma que devemos ter ao cruzar a Rua Francisco Derosso, é a Curitiba de meus pais, de minha bondosa mãe, eu lhe falei sobre sua grandiosidade, é gente urgente, emergente, subsequentemente presente onde eu não estive, sua voz não é segredo, seus avós , aves.  Autor Reginaldo Afonso Bobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário