segunda-feira, 25 de maio de 2020

O que é ser rico?


O que é ser rico?


                Eu nunca vivi como um homem que tem posses, mesmo que a trinta anos atrás, se eu tivesse tido muito dinheiro, eu não saberia o que fazer com o dinheiro, senão ajudar aos pobres, e eu creio que já teriam me matado ou teriam me mandado para um penitenciária que não tem piedade de autista.
                Eu creio que hoje eu visualize as marcas potentes, o mercado financeiro, os bem aventurados, os pudicos, os puros de coração, os sofredores, as instituições filantrópicas, o mercado sutilmente aberto, a livre concorrência, o auxílio imediato a minha família, o auxílio aos amigos humildes, a sensibilidade para me tornar ainda mais forte, sem ser alienado.
                Hoje eu valorizo a sabedoria porque sei que ela existe (antes dos trinta eu não sabia),  e mesmo com tantos livros que eu criei, eu contrataria filósofos para dialogar comigo, para me explicar mais e mais do que ninguém teve coragem de explicar, e assim eu teria condições de ter condições, pois com filosofia todos somos um só.
                Em face de tudo o que te falei o que é ser rico?
                É ser esnobe para mendigar por amor?
                É viver em franco isolamento?
                É viver com medo de ser assaltado, seqüestrado?
                É participar de fraudes licitatórias?
                É ser corrupto?
                É ser amoral e neo liberal?
                É gastar uma fortuna com uma prostituta, ela cercear tua liberdade com uma chupeta?
                É comprar um carro potente e se matar ao volante?
                É usar cocaína da pura, pior ainda que ser morto por overdose  é ser discriminado até pela sua família
                É se embriagar com finos vinhos?
                É abandonar tua família e viajar pelo mundo de meu Deus?
                É ter falsos amigos para você contar tuas mágoas que serão usadas contra você?
                É fingir que é feliz?
                É ser molestado?
                É dormir todos os dias até o meio dia e ter dificuldade para dormir  u sono tranqüilo?
                É ter ansiedade numa conversa profunda?
                É ter para se abster?
                É tão nobre se abster para ter, para ser digno de confiança, e isso vale até para um mendigo, e o que mais, vale às gerais o sono de nossos egrégios pais. Autor Reginaldo Afonso Bobato

               
               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário