sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Essência do amor e da paixão

Essência do amor e da paixão

Antes dos dezessete, eu me lembro como se fosse ontem, eu e meu pai íamos buscar graveto de lenha numa grande serraria que seu Rafael Parafuti  trabalhava intensamente.
                Ao olhá-lo levando aquele pesado carrinho para uma montanha de serragem eu não conseguia entender de onde vinha tamanha força, eu e o pai enchíamos a sua |Kombi de gravetos, e às vezes trazíamos casca de pinheiro  quando íamos aos matos (interior de Prudentópolis
O Carlos, meu irmão picava, às vezes eu mesmo. Fogão lenha no interior é nostálgico.
                Sinto saudades daquele tempo que eu o chamava meu pai. Eu tinha tarefas em casa, Gostava de arar a terra, de cuidar dos porcos que o pai criava no fundo do quintal e do lado do tanque onde havia água corrente para lavar o chiqueiro,
 Lá tinha um viveiro de pássaros do meu irmão (eu não tinha consciência que era crime ambiental aprisionar pássaros silvestres (Lá tinha até uma  gralha azul, jacu, sabiás)
                Eu, particularmente tinha uma criação de galinhas, mais ou menos umas vinte, eu comprava os pintos do aviário do Paulo Boiko, onde trabalhava um colega de escola, o Luiz Pochapski.  Não me lembro quanto tempo ele trabalhou lá. Mas foi coincidência ele estudar na mesma sala que eu.  Aquele colégio era uma decoreba que Deus nos acuda.
                Sempre i a lá comprar sementes.  Eram boas e geravam as mudas. As pequenas eu descartava.

                Era praticamente uma chácara, uma fazenda, (um terreno como se fosse uma quadra) mas não tinha muito marasmo, eu vivia com as minhas mãos cheias de calo, (verdadeiramente salientes), não propriamente pela grande produtividade que existiria teoricamente, mas pelo fato de eu arar a terra com serragem que eu mesmo ia buscar na serraria dos Volks com a Kombi de meu pai, eu sabia dirigir neste curto espaço) Hoje sei que a serragem demora quinze anos ou mais para se decompor, portanto sua mistura com a terra para composto orgânico era inútil.
                Praticamente todos os dias tínhamos alface em casa, eu mesmo as lavava, e aliando ao livro de medicina doméstica de minha mãe, eu comia duas tigelas  de alface sozinho, desta que aqui nós brasileiros chamamos de travessa.
                Ao lembrar de tudo isso sinto saudades, eu tinha uma grande vocação, eu queria ser técnico agrícola, fui parar no exército e me esquecera de todos estes encantos, hoje me lembro com lágrimas dos olhos, mesmo que eu viva hoje com mais ternura e mais valorização,  uma só louça que eu lave eu sinto a presença marcante de minha família, que eu amo profundamente, não por vaidade, mas por paixão. Por Reginaldo Afonso Bobato
               

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário